quarta-feira, 18 de março de 2020

PROFESSORA DE SAUDADES REALIZA INTERCÂMBIO NA FRANÇA


Claudia durante seu intercâmbio. Foto: Divulgação
A professora de química, Claudia Schuh Both, compartilha, com os alunos e pais da Casa Familiar Rural (CFR) de Saudades, sua experiência de intercâmbio na França, que aconteceu no período de 25 de janeiro a 14 de fevereiro, com as MFR (Maison Familiale Rurale) da região de I’Ain, no interior da França. A professora acompanhou um grupo organizado pela ARCAFAR (Associação Regional das Casas Familiares do Rio Grande do Sul), composto por alunos do 3º ano, monitores e professores, com o objetivo de troca de experiências de sala de aula, de estruturação das MFRs, de formação profissional, de conhecimento de propriedades rurais, bem como de projetos de vida de sucessão familiar dos alunos brasileiros e franceses.


França é o berço das Casas Familiares Rurais com a pedagogia da alternância, que nasceu entre 1935 e 1937, a partir da necessidade de formação direcionada à realidade da agricultura e que solucionasse problemas vivenciados na época. Na década de 50, essa formação profissional, aliada à educação humana para filhos de agricultores, começa a crescer e migrar para outros países da Europa. Na sequência, expandiu-se para os cinco continentes, com a mesma concepção: formar jovens para permanecer no meio rural com o intuito da sucessão familiar.
Desde 2010, novamente por necessidade, na França, começa a ter uma diversificação da formação nas MFRs para diferentes profissões, incluindo a construção civil (com cursos para construção, pintura, colocação de pisos, instalação elétrica, hidráulica e de calefação), treinamento de serviços a pessoas, turismo, cuidado com as pessoas (idosos, crianças e deficientes), entretenimento (lazer para todas as idades), educação infantil, gastronomia, entre outras formações, seguindo a mesma metodologia da pedagogia da alternância.
Na pedagogia da alternância, o estudante permanece uma semana na escola e outra ajudando os pais na gestão e trabalhos da propriedade da família ou em local de trabalho em parcerias com as empresas. No período que permanece na escola, o aluno é oportunizado, também, a aprender as responsabilidades do ensino - aprendizagem referente ao próprio curso, serviços pertinentes ao espaço físico da escola e do aprendizado da convivência com os colegas em tempo integral durante esse período.
Da mesma forma, as MFRs da França e as CFRs do Brasil, citando especialmente a CFR Saudades, o objetivo é formar profissionais capacitados, conscientes de sua intervenção no meio ambiente, gestores de suas propriedades e/ou empreendimentos e, acima de tudo, pessoas melhores para um planeta melhor.
Ressaltamos que a estadia da professora foi nas MFRs e a alimentação aconteceu junto com os alunos das diversas escolas visitadas, portanto, custeado pela França. As demais despesas, como transporte e visitações turísticas, foram por conta da intercambista.

Fonte: Casa Familiar Rural de Saudades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: O portal não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Comentários ofensivos, que não tenham relação com o conteúdo da página ou que vão contra a lei serão removidos.

ACOMPANHE O RESGATE EM SAUDADES