Diante da realidade vivenciada pela comunidade escolar, na última semana a Secretaria da Educação encaminhou uma pesquisa às famílias dos alunos do Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saudades, a fim de coletar as opiniões dos pais ou responsáveis dos alunos sobre a retomada das aulas.
Desde março as aulas presenciais na rede municipal, estadual e federal de ensino estão suspensas em decorrência da Pandemia do novo coronavírus. De lá para cá vários desafios foram e continuam sendo enfrentados pela sociedade, especialmente no âmbito escolar, onde professores, alunos e familiares precisaram recorrer e se adaptar a uma alternativa de ensino até então pouco utilizada pelos alunos da educação infantil e do ensino fundamental.
Para que os alunos tivessem o menor prejuízo escolar possível, a Secretaria da Educação, juntamente com o conselho da educação, buscou alternativas de ensino a distância para que os alunos pudessem ter acesso aos materiais e conteúdos durante o período em que as aulas presenciais estivessem suspensas.
Algumas datas foram cogitadas para a retomada gradual das atividades escolares, porém, como o risco de transmissão e contaminação do coronavírus ainda é considerado alto, as aulas continuam suspensas pelo menos até o dia 07 de setembro, conforme o Decreto Estadual Nº 724, de 17 de julho de 2020.
Diante deste cenário, a secretaria
da educação buscou ouvir a opinião das famílias sobre a retomada ou não das
aulas, uma vez que esse assunto gera diferentes opiniões: Há os que defendem a
retomada das aulas e há os que temem que essa retomada poderá comprometer a
saúde dos profissionais da educação, dos alunos e seus familiares.
No total, 495 famílias responderam
três perguntas que simulam três situações distintas para a retomada das aulas. As
perguntas e as respostas obtidas estão organizadas nos gráficos abaixo.
Fonte: Ascom Saudades
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.